Jos Wuytack sugere um A B C da pedagogia musical, que ordena alfabeticamente, tendo subjacente os princípios psico-pedagógicos de Carl Orff, sendo:ACTIVIDADE – É o princípio para que a criança viva verdadeiramente as experiências musicais. Ela, (a criança), é naturalmente activa, por isso não pode estar passiva.ALEGRIA - Não se pode fazer música sem entusiasmo e sem alegria. A alegria transmite-se e sente-se ao cantar, tocar um instrumento, mexer e dançar.ARTE - A música é uma arte que faz parte integrante da vida. É necessário que as crianças se apercebam da beleza dos sons. É importante desenvolver nelas a sensibilidade, os sentidos artístico e estético.CANTO - A voz é o instrumento principal e mais natural do ser humano. É um instrumento insubstituível podendo ser ou não apoiado por instrumentos. Cantar e cantar bem é muito importante.COMUNIDADE - É importante dar uma Educação Musical que seja acessível a todos e não só aos mais dotados. O trabalho em grupo ajuda aos mais capacitados e aos que têm mais dificuldade e facilita a sociabilidade.CONSCIÊNCIA - A criança quando aprende a ter consciência do que lhe foi ministrado, se realizar bem o que se lhe pedir é porque consciencializou bem, logo aprendeu. Ao aprender torna-se independente.CRIATIVIDADE - É fundamental na música. Não basta reproduzir é necessário improvisar, pôr em prática (verbal, vocal, corporal, instrumental). A improvisação é a imaginação fértil das crianças.MOTRICIDADE - O equilíbrio entre a mente e o corpo contribui para o desenvolvimento da personalidade. A coordenação motora pode ser desenvolvida através da expressão verbal, percussão corporal, canto com gestos e música da técnica instrumental e do movimento.MOVIMENTO - O movimento, a dança e a expressão corporal são importantes para a Educação Musical e para a introdução mais profunda da música na personalidade do indivíduo. O movimento deve ser introduzido e associado ao canto e aos instrumentos.PEDOCENTRIA - Significa a criança no centro da educação, ou seja, o professor deve adaptar-se a ela indo ao encontro dos seus gostos e interesses, tendo em conta a idade e a maturidade psicológica e personalidade.TEORIA - A teoria musical deve ser aprendida mas de uma forma agradável e interessante para as crianças. Deve ser indutivo indo da experiência à teoria.TOTALIDADE - É importante para a criança ver o produto final de um ensinamento. Por isso as partes, (melodia, letra, movimento, acompanhamento instrumental, etc.) devem ser ensinados na totalidade até mesmo numa pequena canção.
sábado, 13 de junho de 2009
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