




Regulagens especiais do WX5
WX5 oferece uma grande opção de escolher ae moldar o sax como você sempre sonhou características estas que não estão disponíveis em instrumentos acústicos convencionais.
1) Controles de Ganho do Sensor
Estes controles ajustam o ganho e o ponto zero dos sensores de vento e da pressa do lábio
2) Chaves Do Octave
Estas chaves permitem que você desloque o passo do instrumento acima ou para baixo por um, dois ou três octaves ao jogar.
3) Botão de Setup
Usado conjuntamente com outras teclas do controle WX5, este botão permite o ganho de vento do software, transposições de oitavas, e outros ajustes que podem ser feitos enquanto estiver tocando ao vivo.
4) Roda de Pitch Bend
Como as que existem em teclados.
5) Botão da Pressão
A este botão controla algumas das quatro funções dos ajustes de pressão.
6) Botão para Mudança de Programas
Usado conjuntamente com as chaves do instrumento, permite a mudança do programa de MIDI e os números do banco de timbres do módulo conectado permitindo mudar as vozes diretamente do WX5 muito útil em palco não precisando se deslocar até o módulo para trocar o som.
7) Conexão MIDI OUT
Este conector é usado para conectar diretamente o WX5 a um módulo qualquer ou mesmo no computador através de um cabo padrão MIDI.
8) Conexão WX OUT
Este conector permite que o WX5 seja conectado diretamente aos módulos compatíveis da Yamaha (tais como o VL70-m) através do cabo WX. que acompanha o produtoConexão MIDI OUT
Este conector é usado para conectar diretamente o WX5 a um módulo qualquer ou mesmo no computador através de um cabo padrão MIDI.
8) Conexão WX OUT
Este conector permite que o WX5 seja conectado diretamente aos módulos compatíveis da Yamaha (tais como o VL70-m) através do cabo WX. que acompanha o produto.
PREPARANDO O WX5 PARA SUAS EXIGÊNCIAS
O WX5 tem 16 interruptores que permite moldar o sax ao músico e não o músico ao sax, são eles:
1) velocidade
Determina a velocidade (isto é o ataque de cada nota) para que seja fixo ou controlado pela pressão do sopro.
2) Sensor de ventos aos dados de MIDI
Especifica o tipo de dados MIDI através do Qual os dados de vento do WX5 serão transmitidos.
3) Curva De Ventos
Determina o relacionamento entre a pressão da respiração e os dados do volume de MIDI na saída.
4) Modalidade do lábio Lip/Loose
Seleciona o lábio apertado na palheta ou o lábio frouxo.
5) Escala de regulagem para a pressão da palheta
Determina a escala dos dados que podem ser produzidos através do lábio "normal" ou "apertado".
6) Dados da pressão da Palheta.
Especifica o tipo de dados MIDI através do qual o WX5 transmite alteração na afinação ou vibrato quando pressionado a palheta.
7) Pressão da palheta mais dados
Determina a partir de qual pressão os dados serão alterados.
8) transposer
Ajusta esta "chave" do WX5você escolhe em que afinação quer tocar, muito útil quando se toca partituras de um sax alto ou tenor ("C2 ", "Bb1" ou "Eb2").
9) Dedilhado
Especifica a modalidade de dedilhado do WX5 - "Saxofone(a) ", "Saxofone(b)", "Saxofone(c)" ou "flauta".
10) Resposta Rápida
Ajusta a velocidade em que o WX5 responderá quando uma nota, é tocada.
11) A Chave D/D # da terceira oitava
Determina se as chaves RE e RE # da terceira oitava serão usadas como notas ou para transmitir dados da mudança de controle.
12) Roda de Pith e Bend
Determina os ajustes para esta função
Existe também nesta versão duas luzes vermelhas que indicam que o sensor de vento está recebendo mensagem e que o sensor de lábio está ativado e é sensível a pressão da palheta.
ACESSÓRIOS
Módulo de som VL70-m
O gerador acústico virtual VL70-m não me pareceu ser um modulo a altura do sax, testei seus sons e existem outros módulos bem melhores e mais barato do que este, deu a impressão que a yamaha está forçando a venda deste módulo com o WX5 para não ficar encalhado! Alem do que o módulo não é padrão GM o que dificultará seu uso em muitas aplicações e achei a qualidade dos timbres muito fraco. Aconselho escutar primeiro antes de comprar o módulo para ver se os sons que você pensa são os que estão nele.
Pedaleira MFC10 MIDI
Fornece o switching remoto de até 100 parâmetros da mudança de controle e de 128 números de mudança do programa.
BT7 MIDI/Power
Como o nome já diz é o estojo das pilhas quando se trabalha com outro módulo que não seja o VL70-m mas você pode não usar as pilhas e usar uma fonte que elimina as pilhas deixando o BT7 para usar com pilhas somente em shows aumentando sua mobilidade no palco.
CONCLUINDO NOSSA ANÁLISE
o WX5 é uma poderosa ferramenta tanto para profissionais como para amadores, que poderão usar o WX5 para dar apoio ao tecladista em uma banda, podendo fazer um solo de acordeon ou mesmo uma percussão etc... Também poderá usar WX5 para escrever suas partituras onde basta tocar nele para sair escrito em programas como o Encore, Finale, Sybélius, CakeWalk e tantos outros. Poderá usar o WX5 para seguenciar seus contrabaixos, metais, cordas etc., para shows ao vivo, em fim para o que puder imaginar. Eu mesmo já usei o WX7 até para substituir o baixista que mandou o lima em uma banda que tocava depois da minha e fiz uma "dobradinha" Acho o WX5 uma ótima opção para incrementar seu setup e dar mais vida e possibilidades a você e a sua banda. Espero ter passado a vocês uma pequena noção do sax sintetizado. (Elianepapi)