quarta-feira, 10 de junho de 2009

-Origem Da Harpa-


A harpa, juntamente com a flauta, é um dos instrumentos mais antigos do mundo. Teria se originado dos arcos de caça que faziam barulho ao roçarem na corda. Ela é sempre triangular, lembrando um arco de caça. Tem-se conhecimento através de fábulas épicas, poesias e trabalhos de arte que as harpas existiam séculos antes de Cristo, na Babilônia e na Mesopotâmia. Foram encontrados desenhos de harpas na tumba de Ramsés III (1198-1166 a.C.), em esculturas da Grécia antiga e em cavernas do Iraque que datam desde 2900 a.C. Durante o crescimento do islamismo, no século VIII, a harpa viajou do norte da África até a Espanha e rapidamente se espalhou pela Europa. Em torno de 1720 foi inventada a harpa com pedais, um desenvolvimento muito importante para o instrumento. Acredita-se que tenha sido inventada por Celestin Hochbrücker, aperfeiçoada mais tarde pelo francês Érard em 1810. Na América do Sul, a harpa foi trazida pelos colonizadores espanhóis para o México, Venezuela e Paraguai, onde é tocada com as unhas.No Brasil, houve esse ano o III Festival Internacional de Harpas do Rio de Janeiro. As apresentações foram realizadas em locais nobres e turísticos e contou com a presença de artistas internacionais, pois o evento é muito bem reconhecido. Existe a Orquestra Brasileira de Harpas, formada por alunos e professoras da UFRJ e que já se apresentou em vários países. Curiosidade: repare que a harpa no hotsite do evento é a mesma de Amy, que você pode ver mais no final da página!



A HARPA DE AMYAs harpas modernas que derivam do desenho europeu tem um só tom, e cada corda representa uma nota na escala Dó Maior. Você pode saber exatamente que nota está tocando porque as cordas Fá são pretas ou azuis e as cordas Dó são vermelhas ou laranjas. O instrumento fica posicionado entre os joelhos e repousado no ombro direito. Geralmente, só são usados os 4 dedos maiores das mãos para tocar, pois o dedo mínimo não alcança as cordas e não tem força suficiente. Importante também é a parte do dedo com que se toca as cordas, que proporciona uma variação sonora, ficando o som mais limpo à medida que a ponta dos dedos é mais usada.As harpas para concertos são as harpas com pedais, que permitem mudar o tom das cordas. Elas geralmente têm seis oitavas e meia (46 ou 47 cordas) que vão do Dó (ou Ré) ao Sol na última oitava. Mais tarde, o funcionamento dos pedais se tornou elétrico. As dimensões de uma harpa clássica são 1,8m de altura, 1,2m de profundidade e 55cm de largura, pesando cerca de 36kg.



INFLUÊNCIAS FOLK E CELTASA harpa folk, também chamda de céltica, é uma harpa média utilizada para músicas tradicionalistas na Irlanda, Escócia e outros países da mesma descendência (que também é a origem do nome Lee). Mais usualmente, esse tipo de harpa é tocada por iniciantes antes de passarem para o estágio com pedal ou pela preferência devido ao tamanho menor.As harpa folk mais comuns tem 34 cordas, duas oitavas abaixo do Dó central e duas e meia acima (terminando em Lá), e para mudar o tom são utilizadas alavancas. Quando essa alavanca é ajustada, a corda fica mais curta e aumenta um semitom. Um problema no entanto que surge com essas alavancas é que ao longo do tempo elas vão perdendo qualidade, mas já foram feitos mecanismos modernos que aproximam o esquema de mudança de tom ao da harpa para concertos.Desde os anos 70 surgiu uma onda nos países de origem celta de fazerem músicas mantendo os elementos tradicionais com o rock n' roll. O Celtic Rock é um gênero do Electric Folk no estilo britânico, e derivado do Folk Rock que na década anterior estava chamando atenção nos Estados Unidos. Os nomes famosos do Folk nos Estados Unidos são Byrds, Bob Dylan e Fred Neil. O Electric Folk, que se desenvolveu inicialmente na Grã-Bretanha, teve como marco as bandas Fairport Convention e Pentangle. Steeleye Span também foi importante nessa linha (a banda de maior sucesso), assim como Nick Drake e a dupla Bert and John. O objetivo era sempre incorporar instrumentos elétricos com elementos da música tradicional (como letras, tons, ritmos e instrumentos). Na Britânia, Alan Stivell começou a mixar suas raízes de descendência de Breton com influências da Irlanda e da Escócia e o rock (inclusive usando a harpa céltica).O Celtic Rock veio justamente dessa tendência do folk, dessa vez pegando mais forte as raízes instrumentais (harpa, violino e muitos outros característicos), as vocais e os elementos mitológicos dos celtas. Nomes importantes são Horslips, novamente Alan Stivell, Pop-plinn (álbuns Olympia e From Celtic Roots), Planxty, Moving Hearts, Clannad, Five Hand Reel, Seven Nations e The Killdares mais atualmente.




Um comentário: