sábado, 13 de junho de 2009

A FAMÌLIA DO BANDOLIM






































A Família do Bandolim
Sexta, 23 de Maio de 2008O Bandolim é um instrumento de que descende do Alaúde. Surgiu no séc. XVII como uma versão mais pequena da Mandora renascentista e utilizava com 6 cordas duplas feitas de tripa. No séc. XVIII evoluiu para o Bandolim Napolitano, mudando a forma e o número de cordas. Nos sécs. XIX e XX apareceram novos estilos (na construção e na aparência) e outros instrumentos semelhantes.

Vários estilos de Bandolim: Alemão, Napolitano, Português, Gibson A e Gibson FO Bandolim actual utiliza 4 cordas duplas com a afinação igual à do Violino (g-d'-a'-e''). A relação com a família do Violino é bastante evidente e, geralmente, pode tocar as mesmas composições. Tem uma escala com cerca de 35-37 cm. É tocado com uma palheta, tradicionalmente feita a partir da carapaça de tartaruga (agora ilegal), e é utilizada a técnica do trémolo para tocar notas sustentadas. Os Bandolins surgem em diversos estilos. Com fundo abaulado (o bandolim napolitano, o bandolim romano, bandolim alemão, etc.), com fundo plano (o bandolim português e o bandolim francês) e com o topo arqueado (os bandolins Gibson style A e style F).

Lyon & Healy Orchestra, c.1920 (chinatogalway.com)Os ensambles de Bandolins variam bastante no número e composição de instrumentos. No entanto, existem duas formas mais comuns: o quarto clássico e a orquestra de palheta. O quarteto clássico é composto por 2 Bandolins, 1 Bandola (ou Bandoleta) e 1 Bandoloncelo (ou Guitarra) e era um tipo de agrupamento bastante frequente no início do séc. XX. Nas orquestras, para além destes instrumentos, também podemos encontrar Guitarras, Bandurrias e Contrabaixos (ou Guitarrones). O Bandolim é um instrumento bastante popular. É utilizado na Música Clássica, na Música Popular, no Rock, no Bluegrass, no Jazz, etc. Existem orquestras de bandolins espalhadas por todo o mundo, sendo que, o país com maior número de executantes é o Japão.BandolasA Bandoleta (Europa: Bandola Alto, USA: Bandola, Itália: Mandoliola) é o instrumento original da família do bandolim – o descendente directo da Mandora renascentista. Tem a afinação uma quinta abaixo do Bandolim (c-g-d’-a’) e também utiliza cordas duplas. Corresponde à Viola-d’arco na família do Violino e tem uma escala com 42-45 cm. Com a excepção dos Estados Unidos, a Bandoleta tem se tornado num instrumento cada vez mais raro. O facto de ter uma afinação diferente do Bandolim e de requerer que as partituras sejam transpostas, torna-o num instrumento pouco popular.A Bandola (Europa: Bandola Tenor, USA: Bandolim de Oitava) é o substituto mais frequente para a Bandoleta. Está afinado uma oitava abaixo do Bandolim (G-d-a-e’) e tem uma escala com cerca de 52 cm. A Bandola também é bastante utilizada na música celta, especialmente na Irlanda, embora geralmente sob o nome de Bandolim de Oitava.

1. Instrumentos que geralmente compõem uma Orquestra: Bandolins, Bandolas, Bandoloncelos, Guitarras e Contra-baixos (www.orchestracaputgauri.it), 2. Comparação entre o tamanho relativo do Bandoloncelo, Bandoleta, Bandolim e Bandola (larsoncreations.com)BandoloncelosO Bandoloncelo é o instrumento mais grave do quarteto clássico. Utiliza 4 cordas duplas e tem a afinação uma oitava abaixo da Bandoleta (C-G-d-a), correspondendo ao Violoncelo na família do Violino. Em Portugal, é utilizada apenas uma das cordas de Dó (a mais grave) tornando-o num instrumento com 7 cordas. A escala tem cerca de 68 cm.O Liuto Cantabile (ou Alaúde Moderno, Japão: Mando-liuto) é uma variação do Bandoloncelo que utiliza que 5 cordas duplas (C-G-d-a-e’). É literalmente dois instrumentos num só, pois pode cobrir os registos do Bandoloncelo e da Bandola tenor. O Liuto Cantabile tornou-se num instrumento para solista e foi popularizado principalmente por Rafaelle Calace que lhe dedicou várias obras. Bandolim-baixosGeralmente, nas orquestras de bandolins, o lugar do instrumento mais grave é ocupado por um Contra-baixo ou por um Guitarrone. No entanto, existem outros instrumentos que tem essa função. O Mandolone surgiu na Europa no séc. XIX, adoptando o nome do antepassado do Bandoloncelo. Inicialmente tinha três cordas, passando depois a quatro. O Mando-bass foi a alternativa criada pela Gibson no início do séc. XX, seguindo linhas semelhantes ao Mandolone. O Mandolbasso existiu na Europa durante o séc. XX e foi um dos instrumentos da família do bandolim produzidos por Embergher em Itália.

1. Artigo italiano sobre o Mando-bass (in Il Plettro, n.12, 1913), 2. Comparação entre um Mando-bass e um Mandolone (homepage1.nifty.com/yasu-ishida/), 3. Mandolone da "Orchestre a Plectre de la SNCF de Paris" (oap.sncf.de.paris.free.fr)O Mandolone e o Mando-bass têm a mesma afinação que um Contra-baixo (E,-A,-D-G), mas são ligeiramente mais pequenos, com cerca 1,5 m (o Mandolone tem uma escala com 115 cm ligeiramente maior que a do Mando-bass com 106-108 cm). Isto permite-lhes serem tocados numa posição sentada, embora de formas distintas. O Mando-bass é tocado com o instrumento ao lado do corpo enquanto o Mandolone é colocado entre as pernas.O Mandolbasso tem o mesmo tamanho que os anteriores mas características diferentes. Utiliza cordas duplas, com a afinação uma oitava abaixo da Bandola (G,-D-A-e), e é tocado na mesma posição que um Bandoloncelo (sentado com o instrumento sobre a perna). Este instrumento sobreviveu apenas no Japão, embora adoptando o nome Mandolone e com uma afinação diferente: uma quarta acima do Contra-baixo (A,-D-G-c).

1. Mandolbassos da orquestra "Costantino Quaranta" de Brescia (www.embergher.com), 2. e 3. Mandolone Japonês ModernoO Mando-bass é utilizado frequentemente nos Estados Unidos podendo ser encontrado nas principais orquestras de bandolins. O Mandolone é um instrumento raro e é tocado sobretudo em França (embora existam cerca de uma dúzia de exemplares). Em Portugal, o Mandolone existe sob o nome de Bandolão ou Bandolim-baixo e é também extremamente raro.Pequenos BandolinsA Bandolineta (ou Bandolim Sopranino) é uma versão mais pequena do bandolim, podendo ter o corpo semelhante a um Bandolim ou a uma Braguinha. Tem uma escala com cerca de 24 cm e tem uma afinação uma quarta acima do Bandolim (c'-g'-d"-a") (uma oitava acima da Bandoleta).

1., 2. e 3. Bandolinetas (minermusic.com), 3. Bandolim Requinto (carlosbeceiro.com)O Bandolim Requinto (ou Bandolim Piccolo) é um instrumento semelhante à Bandolineta mas tem a afinação uma quinta acima da do Bandolim (d'-a'-e"-b") tornando-o no instrumento mais agudo da família. Bandolins MutantesO Banjolim (ou Bandolim-Banjo) é o resultado cruzamento entre um Bandolim e um Banjo, utilizando a afinação do Bandolim. Diz-se que este era o instrumento preferido dos barbeiros alentejanos. "No Alentejo a barbearia era o ponto de encontro das cantorias. Quando a pele do aro, feita de bexiga de porco apanhava humidade o Banjolim perdia sonoridade. Então o músico precisava de aquecer o Banjolim à lareira." [www.jose-lucio.com]

1. Banjolim, 2. e 3. Bandolim-Lira (Calace, c.1920), 4. Bandolim-Harpa (Knutsen, c.1910)O Bandolim-Harpa é um Bandolim ao qual são acrescentadas algumas cordas extra. Neste instrumento, o corpo estende-se até ao cravelhame de forma a suportar as cordas extra. O Bandolim-Lira (Itália: Mandolira) também resulta da extensão do corpo do instrumento, mas de ambos os lados. Isto dá um aspecto semelhante a uma Lira. Mas ao contrário do Bandolim-Harpa, o Bandolim-Lira não tem cordas extra sendo que a extensão do corpo apenas aumenta a caixa de ressonância. Pensa-se a que o Bandolim-Lira poderá ter inspirado a construção dos Bandolins de estilo Florentino (F) da Gibson, cujo corpo também tem uma extensão em caracol.Mandriola e TricórdiaA Mandriola é uma variação do bandolim, originária da Europa Central, que utiliza cordas triplas em vez de cordas duplas. As primeiras Mandriolas foram construídas na Alemanha por volta de 1900 e tinham uma das cordas, em cada conjunto de três, afinada uma oitava abaixo. Actualmente, a afinação mais comum é a em uníssono.Devido ao facto de utilizar cordas triplas, o trémolo é mais fácil na Mandriola e tem um som mais preenchido, no entanto, nunca se tornou num instrumento popular na Europa. No séc. XX, o instrumento foi levado primeiro para os Estados Unidos e depois para o México, adoptando o nome de Tricórdia (ou Trichordia) onde é ainda bastante utilizado na música popular.

1. Mandriola, 2. Bandurria, 3. Laúd Espagñol (www.funjdiaz.com/museo/)BandurriasA Bandurria é um instrumento de origem espanhola com um aspecto semelhante ao bandolim português. O número de cordas da Bandurria tem variado ao longo do tempo. A Bandurria moderna utiliza 6 cordas duplas afinadas uma terceira maior acima da Guitarra (G#-c#-f#-b-e'-a'). Por vezes a corda mais grave é afinada meio-tom abaixo permitindo-lhe tocar os mesmo temas que um bandolim.A Bandurria tem uma família própria composta por 5 instrumentos. Bandurria Soprano (a mais comum), Bandurria Contralto, Bandurria Tenor, Bandurria Bajo e Bandurria Contrabajo. À Bandurria Tenor é dado mais frequentemente o nome de Laúd Espagñol (ou Alaúde Espanhol). Este nome tornou-se popular no início do séc. XX pois o instrumento tem um som semelhante a um Alaúde. A Bandurria e o Laúd têm a mesma afinação, embora com uma oitava de diferença. Ambos os instrumentos são presença bastante frequente quer nas orquestras de palheta quer nas tunas universitárias Espanholas. A Bandurria também é utilizada na América Latina, especialmente em Cuba, no Chile e no Peru onde é chamada Bandola.BouzoukiO Bouzouki é um instrumento tradicional da música dos Balcãs, especialmente presente na música Grega. As características mais distintivas do Bouzouki são o braço mais longo, em comparação com os instrumentos anteriores, e a ornamentação ostensiva do tampo. O Bouzouki Grego é um descendente do Bouzouk, do Tanbur e do Saz, e tal como os seus antepassados, tem o fundo bastante arqueado. A afinação mais comum utiliza 4 cordas duplas em uníssono (c-f-a-d').

1. Bouzouki Grego (www.bouzouki.com.au), 2. Bouzouki IrlandêsNa década de 1960, o Bouzouki foi introduzido na música popular Irlandesa, dando origem ao Bouzouki Irlandês. Este tem o fundo plano, parecendo-se mais com uma Bandola e utilizando uma afinação semelhante (G-d-a-d')Em sumaEste artigo pretende dar uma breve ideia sobre a variedade dos instrumentos relacionados com o Bandolim. Os nomes apresentados são aqueles apresentam maior concordância. Por exemplo, nas páginas em língua inglesa existe uma certa confusão sobre os nomes a dar à Bandola e à Bandoleta. Para além destes, existem outros instrumentos e variações que são de alguma forma semelhantes ao Bandolim. E não nos esqueçamos da Guitarra, que dos instrumentos não pertencentes à família do Bandolim é aquele mais frequentemente se encontra nas orquestras.














Nenhum comentário:

Postar um comentário