segunda-feira, 8 de junho de 2009

OS TIPOS DE SAXFONE


O saxofone foi inventado em 1841 e patenteado em 1846 por Adolph (Antoine Joseph) Sax (Dinant 1814 - Paris 1894), um judeu belga pertencente a uma família de fabricantes de instrumentos musicais. Em 1957, Adolph Sax inicia a carreira de instrutor de saxofone no Conservatório de Paris. Sax inventou ainda outros instrumentos como o Sax Horn, uma espécie de tuba. O fato de o saxofone ter sido inventado por um judeu fez com que saxofonistas na Alemanha Nazista fossem perseguidos.
Apesar de ser de metal, o saxofone pertence a família das madeiras. Isso ocorre porque ele combina em sua construção, a palheta simples com boquilha do clarinete, com o corpo cônico do oboé e o interessante mecanismo de chaves da flauta moderna introduzido por Boehm em 1847. Uma classificação mais interessante para esses instrumentos de sopro atualmente seria chamá-los de instrumentos de chaves ao invés de madeiras. O saxofone existe em sete tamanhos: sopranino, soprano, contralto ou alto, tenor, barítono, baixo e contrabaixo. O sopranino, o alto, o barítono e o contrabaixo soam em mi bemol, enquanto que o soprano o tenor e o baixo soam em si bemol (quando o músico toca um dó, a nota que soa é um si bemol ou um mi bemol de pendendo do instrumento). A maior parte dos saxofones é curvo. O soprano é mais comum na forma reta como o clarinete, podendo também aparecer na forma curva, já o sopranino é reto, aproximando-se do tamanho de uma flauta doce.
TIPOS DE SAXOFONES...
Soprano - Alto - Tenor - Barítono
Depois do sax barítono, ainda existe o sax Baixo.
A BOQUILHA..
A boquilha é a peça que se encaixa na ponta do saxofone onde é fixada a palheta. Geralmente é feita de massa plástica, e as vezes de metal, sendo possível encontrá-las em madeira ou acrílico, mas de qualidade duvidosa. A boquilha de massa plástica é a mais indicada para os iniciantes, e apesar de existirem boquilhas de metal de excelente qualidade, porém recomendadas a pessoas com pelo menos dois anos de instrumento, por ser muito difícil o controle do som.
Além do material, existem grandes variações no formato interno da boquilha, o que altera demasiadamente o som e consequentemente a maneira de tocar. Não existe um padrão entre os fabricantes, assim, cada um usa suas especificações. De uma forma geral duas dimensões são definidas: a altura da abertura e a sua profundidade . Quanto maior for o valor da abertura e menor o deprofundidade, mais estridente será seu som e consequentemente mais difícil o controle. Entretanto, as dimensões opostas resultam num som abafado e pequeno, o que nos leva a uma boquilha de dimensões intermediárias.
A PALHETA...
A palheta é uma peça feita de bambu que colocada sobre a boquilha a faz vibrar através da língu e produz o som. Cada tipo de boquilha exige uma palheta adequada, e essa combinação é extremamente delicada.
As palhetas são feitas de uma cana especial existindo em várias numerações, determinando o padrão de dureza na região que fará contato com os lábios do saxofonista. A grosso modo uma boquilha mais fechada aceita uma palheta mais dura e vice versa, mas isso não é uma regra.
Como acontece com os fabricantes de boquilhas, não existe um padrão nessa numeração, variando de marca para marca

Nenhum comentário:

Postar um comentário